terça-feira, 28 de julho de 2015

Hospital Regional joga seringa e sangue no mar de Ilhéus

Obra descobriu irregularidade cometida pelo Hospeital Regional – Foto Alfredo FIlho Secom Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), notificou, na tarde desta quinta-feira, 23, o Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF) por danos ao meio ambiente. Uma fiscalização do órgão verificou que a unidade de saúde, localizada no Alto da Conquista, descarta resíduos hospitalares diretamente na rede de drenagem pluvial.

De acordo com o chefe de Fiscalização Ambiental e Postura da Sema, Paulo Fonseca, a ligação feita pelo HGLVF leva dejetos hospitalares, como seringas e sangue à rede. “Esse sistema no qual vem sendo feito o despejo irregular termina justamente no mar e deveria levar somente água da chuva, que estava sendo contaminada”, afirma Fonseca. O ideal, segundo ele, é o HGLVF possuir uma estação de tratamento de resíduos, evitando danos ao meio ambiente.

Segundo o superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Derneval Furtunato, o problema foi descoberto quando funcionários do município realizavam manutenção na rede de drenagem. Por conta da grande quantidade de material hospitalar misturado à água, o serviço foi temporariamente suspenso.

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo notificaram a direção do hospital, que tem oito dias para apresentar a defesa e as medidas que deverão ser tomadas. Segundo a responsável no momento, a enfermeira Maria Gorete Souza, essa situação é antiga e a unidade já trabalha para corrigir o problema.


segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cientistas inventam cristal que permite respirar embaixo d’água


Cientistas dinamarqueses inventam cristal que permite respirar eternamente embaixo d’água


Já imaginou poder respirar indefinidamente sob a água, ao melhor estilo homem aquático, sem o uso de tanques ou qualquer aparato de respiração complexo? Se dependermos dos cientistas dinamarqueses, esse sonho da infância já pode ser realidade. Graças a um material cristalino, apelidado de “Cristal do Aquaman”, é possível extrair oxigênio da água em tempo real, sem consumo de materiais, incluindo o próprio cristal, que é necessário em quantidades mínimas para o processo.

O artefato funciona com o cobalto, que age como um filtro para as partículas de água, dissociando o oxigênio do hidrogênio, Além disso, sua capacidade de armazenamento é gigantesca, em especial sob alta pressão, como o fundo do mar. Apesar do tamanho, também, pela alta concentração de oxigênio, apenas uma colher de chá desses cristais seria equivalente ao oxigênio de 3 tubos pressurizados, ou o suficiente pra sugar todo o oxigênio de um quarto. Cristais de cobalto, puro, têm essa aparência (não há foto dos cristais do Aquaman na internet, ainda).

Além do uso para esportes e recreação, também haverá uso medicinal para a invenção, que possibilitará idosos e pessoas com problemas respiratórios a melhorar seus níveis de respiração e sair de casa sem precisar carregar um tanque e uma máscara para cima e para baixo, algo que com certeza gera desconforto para essas pessoas.

De acordo com a professora Christine McKenzie, por trás da descoberta, “esse mecanismo é bastante conhecido por todas as criaturas terrestres que respiram: humanos e várias outras espécies usam ferro, enquanto crustáceos, aranhas e outros pequenos animais usam cobre. Pequenas quantidades de metais são essenciais para a absorção de oxigênio, então não é tão surpreendente assim ver esse efeito em nosso novo material”, afirma.


.

domingo, 12 de julho de 2015

O PREÇO PARA ACABAR COM A FOME NO MUNDO


ONU: são necessários 239 bilhões de euros por ano para acabar com fome até 2030.

Da Agência Lusa Edição: Carolina Pimentel

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estimou hoje (10) ser possível eliminar a fome no mundo até 2030 com investimento de 239 bilhões de euros por ano.

"A mensagem do relatório é clara: se mantivermos o estado atual, teremos em 2030 mais de 650 milhões de pessoas sofrendo com a fome", declarou José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO, ao apresentar, em Roma, o relatório do Programa Alimentar Mundial e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola.

O relatório estima que a eliminação da fome crônica "vai precisar de investimento total de cerca de US$ 267 bilhões (cerca de 239 bilhões de euros) por ano, durante os próximos 15 anos, ou seja: US$ 160 (143 euros) por ano e por pessoa que vive em situação de pobreza”, acrescentou Graziano.

"Dado que isso é mais ou menos o equivalente a 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, penso que o preço a pagar para erradicar a fome crônica é relativamente baixo", disse o diretor da FAO.

O relatório apresenta propostas de investimento combinadas com medidas de proteção social, nos meios rural e urbano. A maioria dos investimentos cabe ao setor privado, mas acompanhados de investimentos complementares do setor público em infraestruturas rurais, transportes, saúde e educação.

Nas zonas rurais, os investimentos públicos poderão ser em pequenos sistemas de irrigação e outras infraestruturas para beneficiar pequenos agricultores. Também poderão incluir a transformação de alimentos para reduzir o desperdício e as perdas durante as colheitas.

No meio urbano, os investimentos podem ser para empresas ou outras iniciativas, como o artesanato, além de contratos de trabalho justos, facilidades de crédito, habitação e serviços relacionados com a nutrição.

O trabalho foi elaborado por três agências da ONU especializadas no desenvolvimento agrícola e na luta contra a fome antes da realização da terceira conferência internacional sobre o financiamento para o desenvolvimento, que ocorrerá entre 13 e 16 de julho em Addis Abeba, capital da Etiópia.


Fonte: EBC Agência Brasil

segunda-feira, 6 de julho de 2015

ILHÉUS - BAHIA - BRASIL


A ONG "S.O.S. Mangues e Vidas Aquáticas" foi fundada em Ilhéus-BA no ano de 2003. Ilhéus também é a terra do seu Presidente, Valerio Hafner, que registrou as imagens do belo município que se vê abaixo.

Banca do Peixe - Baía do Pontal - Ilhéus-BA

Baía do Pontal com o Morro de Penambuco ao fundo
  
Baía do Pontal com Praia do Cristo ao fundo


Dr. Carlos Nascimento - Advogado da ONG "S.O.S. Mangues e Vidas Aquáticas"

Dr. Carlos Nascimento com o neto Marcus Augusto

 
 

 

Barcos na Baía do Pontal

 
 
 


 
 
 


 

 

 
Fica evidente que a Baía do Pontal aparece em todas as fotos acima. Apesar da incontestável beleza, essa baía está totalmente agredida e ameaçada, tornando-a um dos principais pontos de interesse da ONG "S.O.S. Mangues e Vidas Aquáticas" para restauração, defesa e preservação. Junte-se a nós nessa luta! 


sexta-feira, 3 de julho de 2015

O RIO CACHOEIRA AINDA É OBJETO DE ESTUDO



Via Facebook


Ao contrário do que pensam, o rio Cachoeira ainda é objeto de estudo de alguns pesquisadores. Entretanto, tratar cientificamente desse rio é visar também as bacias hidrográficas dos rios Colônia e Salgado, que formam o Cachoeira, em Itapé. Salvar o nosso rio significa salvar também todos os outros presentes no mapa exposto. E aí? Percebem o tamanho do desafio? São 11 cidades, não só Itabuna. Até que ponto os municípios estão dispostos a custear a volta da nossa qualidade ambiental?



Nota: Parabéns, Kaique Brito, por sua consciência ambiental e, em particular, pela preocupação com o nosso amado rio Cachoeira. Saiba que a ONG "S.O.S. MANGUES E VIDAS AQUÁTICAS" conta com pessoas como você, a fim de lutar pela questão em pauta e por tantas outras que são necessárias nas regiões sul e extremo sul da Bahia.


Valerio Hafner - Presidente