domingo, 24 de julho de 2011

Crime contra o Rio Buranhém!

               Segundo informação de um amigo e futuro Membro da S.O.S. Mangues e Vidas Aquáticas, ontem (23 de julho de 2011) o procuraram e disseram-lhe que o Rio Buranhém está sendo agredido por um despejamento de esgoto em seu leito. A informação chegou em nosso Orkut. Eis o teor:

               "Amigos do S.O.S. Mangues: ontem fui procurado por uma pessoa que diz ter um vídeo do despejo in natura de esgoto no Rio Buranhém. Segundo o denunciante é um crime de grandes proporções. Já quero alertá-los quanto a isso, e assim que receber este material precisamos fazer algo".

               Por motivo de normas da S.O.S. Mangues e Vidas Aquáticas, não divulgaremos o nome do amigo que nos passou essa informação. Porém, já fica aqui registrada a denúncia e a afirmação de que iremos investigar o fato para, em seguida, denunciar o suposto crime ambiental. Se tivermos acesso ao vídeo, certamente o divulgaremos aqui e através de todos os meios que estiverem ao nosso alcance. 


Rio Buranhém
Foto de João Souza / Jornal A Tarde
                ¹"O Rio Buranhém nasce na Pedra do Cachorro, na Serra dos Aimorés, em Santo Antônio do Jacinto (Minas Gerais). Conhecido também como Rio do Peixe ou Porto Seguro, percorre 20 km em Minas Gerais e 128 km na Bahia, para completar 148 km de curso até sua foz no Oceano Atlântico, entre Porto Seguro e Arraial D'Ajuda, entre as belas praias do Cruzeiro e  do Apaga-Fogo. O Rio está no centro do triângulo turístico do Sul da Bahia, que envolve Arraial D'Ajuda, Trancoso e Porto Seguro, onde abrange uma área de 377,8 km², corta o Centro do município e permite passeios ecológicos até a Ilha do Pau do Macaco, uma das várias ilhas fluviais locais entre ecossistemas diversos, além de formar um estuário com 12 km de extensão, com manguezais e espécies estuarinas características. Sua vazão média é de 25,65 m³/s na região já próxima de Porto Seguro.

               Na foz do Buranhém atracou-se o Pedro Álvares Cabral com a sua frota em abril de 1500, no dia seguinte à chegada do descobridor português ao litoral brasileiro.

               Na língua tupi do sul da Bahia, buranhém significa 'pau doce', o nome de uma árvore de madeira boa e casca com propriedades medicinais". 

               A S.O.S. Mangues e Vidas Aquáticas não só denunciará os crimes praticados contra o Rio Buranhém, mas, também, lutará em sua defesa. Junte-se a nós nesta luta, pois é mais uma em meio à guerra travada contra os agressores do meio ambiente no Sul e Extremo Sul da Bahia.


Valerio Hafner
Presidente


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

¹WIKIPÉDIA, Rio Buranhém (site consultado no dia 24/07/2011, às 15:15 h).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário