terça-feira, 28 de julho de 2015

Hospital Regional joga seringa e sangue no mar de Ilhéus

Obra descobriu irregularidade cometida pelo Hospeital Regional – Foto Alfredo FIlho Secom Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), notificou, na tarde desta quinta-feira, 23, o Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF) por danos ao meio ambiente. Uma fiscalização do órgão verificou que a unidade de saúde, localizada no Alto da Conquista, descarta resíduos hospitalares diretamente na rede de drenagem pluvial.

De acordo com o chefe de Fiscalização Ambiental e Postura da Sema, Paulo Fonseca, a ligação feita pelo HGLVF leva dejetos hospitalares, como seringas e sangue à rede. “Esse sistema no qual vem sendo feito o despejo irregular termina justamente no mar e deveria levar somente água da chuva, que estava sendo contaminada”, afirma Fonseca. O ideal, segundo ele, é o HGLVF possuir uma estação de tratamento de resíduos, evitando danos ao meio ambiente.

Segundo o superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Derneval Furtunato, o problema foi descoberto quando funcionários do município realizavam manutenção na rede de drenagem. Por conta da grande quantidade de material hospitalar misturado à água, o serviço foi temporariamente suspenso.

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo notificaram a direção do hospital, que tem oito dias para apresentar a defesa e as medidas que deverão ser tomadas. Segundo a responsável no momento, a enfermeira Maria Gorete Souza, essa situação é antiga e a unidade já trabalha para corrigir o problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário