Assista ao vídeo abaixo e confira!
PREGUIÇA-DE-COLEIRA
(Bradypus torquatus)
Como as demais espécies de preguiças, [a preguiça-de-coleira] é um animal bastante especial não apenas quanto as suas características anatômicas e fisiológicas.
- Classe: Mammalia
- Ordem: Xenarthra
- Família: Bradypodidae
- Nome científico: Bradypus torquatus
- Nome vulgar: Preguiça-de-coleira
- Categoria: Ameaçada/rara

- Peso: 4,5 a 6,0 quilos
- Comprimento: 70 a 90 cm
Ocorrência Geográfica: A Preguiça de Coleira (Bradypus torquatus desmarest) é endêmica da mata atlântica. Tem sido encontrada principalmente em regiões de matas remanescentes da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Categoria/Critério: Em IUCN - The World Conservation Union (Red data book), inclui a espécie como rara e ameaçada. Atualmente o principal predador das preguiças é mesmo o homem, que as caça e comercializa inescrupulosamente em feiras livres e nas margens de rodovias, a ação do homem sobre esses animais tem sido muito facilitada, nos últimos tempos, pela acelerada fragmentação e destruição das matas, o que leva as preguiças a se locomover desajeitadamente pela superfície do solo, de uma ilha de mata para outra, em busca de alimento e abrigo, ficando totalmente expostas à caça e captura.
Cientista que descreveu: Desmarest, 1816
Observações adicionais: Está extinta na maior parte de sua distribuição geográfica, e consta no livro vermelho dos mamíferos brasileiros ameaçados de extinção (Fundação Biodiversitas, 1994).
Nenhum comentário:
Postar um comentário