domingo, 22 de junho de 2014

DESMATAMENTO PARA PLANTAÇÃO DE EUCALIPTO


Os Movimentos Sociais, compostos por, MST, MPA, CETA, MTD, CAQ-TVC, ocuparam na madrugada desse último sábado, dia 17, a fazenda localizada próxima às nascentes do Rio Água Preta, no município de Encruzilhada, pertencente a Kalé Resende e seus filhos, e que vem realizando indiscriminadamente desmatamento da vegetação, da mata-de-cipó, para o plantio de eucalipto numa área declarada de 400 hectares.
Os Movimentos denunciam os crimes ambientais, e os impactos sociais negativos produzidos por essa monocultura, que já ocupa mais de 20% de todo o território do Município de Encruzilhada.
Em ato público e pacífico realizado na manhã do sábado, os Movimentos distribuíram 02 mil panfletos alertando a população para o risco de extinção das nascentes do Rio Água Preta. Em decorrência da invasão dessa monocultura, que já ocupa mais de 80 mil hectares plantados na região sudoeste do estado, as águas e solos vêm sendo envenenadas com glifosato e Sulfluramida, que são altamente tóxicos e cancerígenos.
Como alternativa a este modelo danoso de desenvolvimento, os movimentos defendem uma agropecuária sem o uso de recursos químicos, pautadas nos princípios da agroecologia, que preservam o meio ambiente e produzem alimentos livres de venenos e agrotóxicos.



Fonte: Blog Políticos do Sul da Bahia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário